terça-feira, 24 de maio de 2016

Teste de porosidade capilar

Olá!
Vamos falar um pouco sobre porosidade capilar, apesar de ser um assunto não muito abordado, é de extrema importância para saber como anda a saúde dos fios e também para identificar qual etapa do cronograma capilar seu cabelo está precisando.
  • O que é porosidade capilar?
porosidade capilar é definida pela abertura das cutículas do cabelo. Ou seja, quanto mais abertas as cutículas, menos os nutrientes ficam retidos nos fios. Por outro lado, se as cutículas são muito fechadas, os nutrientes não são absorvidos. O ideal é o meio termo.
  • Teste de porosidade capilar
teste de porosidade capilar é muito fácil de fazer e leva cerca de 5 minutos. A partir dele, podemos descobrir a porosidade do nosso fio.
Você vai precisar de:
  • Um recipiente
  • Água em temperatura ambiente
Como fazer:
Encha o recipiente com água e coloque um fio do seu cabelo dentro. É importante que o seu cabelo esteja totalmente limpo e sem nenhum produto. Deixe por cerca de 5 minutos e veja o resultado.
SE SEU CABELO AFUNDOU: Você tem alta porosidade. Suas Cutículas são muito abertas, com isso o cabelo absorve mais umidade do que ele é capaz de reter. Cabelos assim tem textura instável, não tem brilho e viço, ficam facilmente embaraçados e com frizz, ou seja, vamos tratar. Geralmente cabelos cacheados, crespos e quimicamente sofridos tem esse problema.
Como resolver isso? Proteína! Condicionadores com esse ingrediente ajudam a deixar a cutícula fortalecida. Nesse caso, o fundamental é saber dosar a quantidade pra não exagerar! O excesso deixa o cabelo duro e você pode arranjar outro problema, a quebra.
Condicionadores mais profundos, óleos densos (como Karité e oliva) e leave-in ajudam a preencher os espaços da cutícula, reparar as pontas e fortalecer os fios. Pra completar, um banho gelado colabora pras cutículas entrarem no eixo.
SE SEU CABELO NÃO AFUNDOU: Você tem porosidade normal. A cutícula é ligeiramente elevada, permitindo que a hidratação funcione normalmente. Quem tem fios assim, o cabelo absorve facilmente a umidade, não é necessário hidratação constante e o cabelo responde facilmente à coloração e cuidados em geral.
O que fazer pra melhorar? Se melhorar, pode estragar, continue sua rotina, que está ótima. 
SE SEU CABELO -BOIOU: Você tem baixa porosidade. O que significa que seu cabelo tem cutícula bem fechada, logo, é resistente à cremes e óleos, ou seja, isso não é lá muito bom, afinal, nem sempre o produto penetra na sua cutícula. Cabelos assim também demoram pra secar e carecem de elasticidade.
Como resolver isso? Calor e óleo são a palavra chave para que a hidratação penetre, logo, faça efeito no seu cabelo! Quando for hidratar, tome banho quente pro vapor entrar e abrir sua cutícula, aplique o seu hidratante de sempre e depois sele os fios com óleos leves. Umectação constante, óleo de jojoba e aloe vera também ajudam a devolver equilíbrio aos fios. Cabelos assim tem excesso de proteínas, portanto, evite produtos com esse ingrediente.
Espero que tenham gostado da dica de hoje!
Beijos, Aline!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Cronograma Capilar




Vocês já ouviram falar no Cronograma Capilar? A nova onda é criar uma “agenda de tratamento” para os seus cabelos com a função de repor  nutrientes perdidos naturalmente no dia a dia. Ele divide-se em 3 etapas: hidratação, umectação/nutrição e reconstrução. O resultado são fios sedosos e brilhosos.  Eu fiz e super indico!
Se vocês estão começando, recomendo seguirem a tabela oficial do programa. Ela é completa e válida para todos os tipos de cabelo. Esta agenda é mensal e comporta 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução. Os processos não podem ser feitos no mesmo dia, e é preciso dar um intervalo mínimo de 48 horas entre eles.
A tabelinha a seguir simplifica bem isso. Vejam:

  • O primeiro tratamento é o da hidratação. A princípio, todos os fios requerem hidratações por causa das agressões do tempo, para aqueles que não utilizam química, e por causa dos tratamentos agressivos para pessoas que passam por constantes colorações, alisamentos, relaxamentos e escovas progressivasHidratar significa repor a água nos cabelos e também os emolientes e deixar os fios mais maleáveis, resistentes e brilhantes.
  • nutrição funciona de maneira diferente. Ela é uma reposição lipídica que nada mais é do que devolver aos fios a saúde após tratamentos como colorações e químicas. Uma boa nutrição resulta na reparação dos danos das cutículas dos cabelos e fios mais estruturados.
  • Já a reconstrução é um processo poderoso porque, como o próprio nome indica, ele ajuda na restauração dos fios com produtos que têm proteínas, aminoácidos e minerais. É a reposição da massa perdida. O resultado é imediato com fios recuperados em sua textura e também mais fortes.


Dê preferência para as máscaras de tratamento durante o cronograma capilar. Você encontra facilmente produtos para cada etapa do cronograma em mercados e farmácias, é só ler o rótulo, normalmente esta bem identificado.

 OBS: Você pode potencializar os resultados do cronograma fazendo o teste de porosidade dos fios, mas esse é assunto para outro post.

Bjos, Aline!