Vocês já ouviram falar no Cronograma Capilar? A nova onda é criar uma “agenda de tratamento” para os seus cabelos com a função de repor nutrientes perdidos naturalmente no dia a dia. Ele divide-se em 3 etapas: hidratação, umectação/nutrição e reconstrução. O resultado são fios sedosos e brilhosos. Eu fiz e super indico!
Se vocês estão começando, recomendo seguirem a tabela oficial do programa. Ela é completa e válida para todos os tipos de cabelo. Esta agenda é mensal e comporta 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução. Os processos não podem ser feitos no mesmo dia, e é preciso dar um intervalo mínimo de 48 horas entre eles.
A tabelinha a seguir simplifica bem isso. Vejam:
- O primeiro tratamento é o da hidratação. A princípio, todos os fios requerem hidratações por causa das agressões do tempo, para aqueles que não utilizam química, e por causa dos tratamentos agressivos para pessoas que passam por constantes colorações, alisamentos, relaxamentos e escovas progressivas. Hidratar significa repor a água nos cabelos e também os emolientes e deixar os fios mais maleáveis, resistentes e brilhantes.
- A nutrição funciona de maneira diferente. Ela é uma reposição lipídica que nada mais é do que devolver aos fios a saúde após tratamentos como colorações e químicas. Uma boa nutrição resulta na reparação dos danos das cutículas dos cabelos e fios mais estruturados.
- Já a reconstrução é um processo poderoso porque, como o próprio nome indica, ele ajuda na restauração dos fios com produtos que têm proteínas, aminoácidos e minerais. É a reposição da massa perdida. O resultado é imediato com fios recuperados em sua textura e também mais fortes.
Dê preferência para as máscaras de tratamento durante o cronograma capilar. Você encontra facilmente produtos para cada etapa do cronograma em mercados e farmácias, é só ler o rótulo, normalmente esta bem identificado.
OBS: Você pode potencializar os resultados do cronograma fazendo o teste de porosidade dos fios, mas esse é assunto para outro post.
Bjos, Aline!
Nenhum comentário:
Postar um comentário